O SIMBOLISMO ESOTÉRICO DA PINHA
SOBERANA ORDEM DE CAVALARIA VII CRUZES
+++ NNDNN +++
PINHA
O simbolismo da pinha: A pinha (ou Estróbilo, ainda Cone para os botânicos) é o órgão das plantas da divisão PINOPHYTA onde se encontram as estruturas reprodutivas.
Mas não é só isso, dentro das escolas de sabedoria e das religiões, a pinha possui uma SIMBOLOGIA muito importante.
A pinha é um dos mais misteriosos símbolos encontrados na
arte, na arquitetura antiga e moderna.
Ela faz alusão AO MAIS ALTO GRAU DE ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL possível.
Esse símbolo é representado em diversas culturas antigas, e pode ser encontrado nas ruinas dos indonésios, babilônios, egípcios, gregos, romanos e cristãos, somente para citar alguns.
Ela também aparece nos desenhos das tradições esotéricas, como nos Cavaleiros Templários, na Teosofia, no Gnosticismo e no Cristianismo Esotérico.
É comum que alguns símbolos tenham significados diferentes conforme a cultura em que está inserida, mas no caso da pinha, ELA POSSUI O MESMO SIGNIFICADO PARA TODAS: A ¨GLANDULA PINEAL¨ ou ¨TERCEIRO OLHO¨.
O ¨TERCEIRO OLHO¨ foi chamado por diversos nomes ao longo da história, incluindo o ¨olho interior¨, ¨olho da mente¨, ¨olho da alma¨, e ¨olho da razão¨.
O retrato de um ¨ÚNICO OLHO¨ é, na verdade, uma imagem arquétipa que remonta a milhares de anos na história humana.
Ela aparece novamente em muitas esculturas, gravuras e pinturas em culturas antigas em todo o mundo.
Ela foi muitas vezes representada em todo o Egito antigo como um único olho desencarnado, O OLHO DE HÓRUS.
A PINHA E O NATAL
Existem diversas teorias sobre o significado das pinhas, a mais evidenciada são as que dizem de ESPERANÇA E UNIÃO FAMILIAR.
A primeira delas é justificada pela pinha ser um fruto do inverno que, em algumas partes do Hemisfério norte, é bastante rigoroso na época do natal (cabe lembrar que, o Culto a pinha e ao pinhão é muito forte na nossa cultura também, reverenciada e cultuada na região sul do Brasil, principalmente na região serrana de Santa Catarina e em Curitiba e nas regiões circunvizinhas).
Portanto, elas representam a ESPERANÇA da chegada da Primavera.
Já a segunda hipótese está relacionada com o formato do fruto.
Por ter gomos fechados e muitos unidos e próximos, acredita-se que elas representam a UNIÃO dos membros de uma família, irmandade, grupo social e por que não, de Ordens militares, religiosas...
Convém ressaltar aqui, que estudos sobre símbolos e seus significados, é matéria pedagógica e fundamental das escolas de sabedoria tradicional, seja ela cristã, filosófica, teosófica, ocultista, militar e etc... , que é uma das ferramentas utilizadas para expor todo o conhecimento disponível, ao mesmo tempo ocultar daqueles que não são iniciados no entendimento das interpretações gráficas, visuais e vocabulárias, para que vendo não vejam e ouvindo não ouçam.
Convém também, que, seje criado um elo de ligação inquebrantável, em qualquer grupo de pessoas que se propõem expor conhecimentos, que ao longo dos séculos e até milênios, foram mantidos por regra e norma de conduta pessoal, seja por juramento de lealdade e silencio, para com a Ordem ou a Escola de Conhecimento, e que seje perpétuo como sempre foi, estabelecido assim pelo mestre maior, que nos ensinou que devemos por meios de¨ PARÁBOLAS¨ (SIMBOLOS), expor a todos que assim desejar ouvir, porém, somente aos escolhidos, através de provas e testes expecíficos e condizentes, revelar os ¨MISTERIOS¨.
Que sejamos solícitos, fiéis e leais aos princípios da confiança em nós depositadas, para que sejamos honrados por nossos semelhantes que carregam a tradição e o principio da honra.
Sejamos o pinhão que forma a pinha, dignos de pertencer ao fruto da arvore frutífera relatada, para expor o exemplo de como devemos ser, o ente e cidadão na seara divina, zeloso e de boas obras,e que dá bons frutos.
CAV +++ I. B. SOUZA
DEUS
FAMÍLIA
NAÇÃO
É Deus quem elege,
depois chama,
depois capacita e depois envia.
“Non Nobis, Domine, Non Nobis, Sed
Nomini Tuo da Gloriam”
Comentários
Postar um comentário