SOBERANA ORDEM DE CAVALARIA VII CRUZES

 



Te  saúdo  com  muitíssima alegria, tu, candidato /candidata a futuro Cavaleiro/Dama da Soberana Ordem De Cavalaria VII Cruzes.

 

 

Em nossa Ordem, todos se chamam por tu, menos nos capítulos, ou sessões ritualísticas onde somos todos Senhores e Senhoras, Frateres e Soror, Irmão e Irmã, Confrade e Confreira, Cavaleiro, Dama e Escudeiro(a).

 

 

  

Sem querer entrar em detalhes nessa apresentação, sobre a história das Ordens de Cavalaria dos tempos medievais, no Oriente e na Europa, deixaremos para ti a oportunidade de estudar sobre isso, na medida que formos expondo as sugestões de estudos para seu aperfeiçoamento e formação, e para o adubamento no grau de Cavaleiro/Dama.

 

  

 

Hoje graças à internet, ao acesso à cultura e aos materiais históricos, ficou fácil pesquisarmos e alargarmos a nossa compreensão, mesmo que de forma aproximada, de quais eram seus objetivos, suas missões e seus ideais.

 

 

 

Tentaremos aqui, explicar de forma mais clara possível, os objetivos e o funcionamento da Ordem Das VII Cruzes.

 

 

 

CORAGEM – RESPEITO – TOLERÂNCIA – HUMANISMO – HUMILDADE – FRATERNIDADE .

 

 

Essas são algumas virtudes que achamos importante colocar nessa apresentação, de quais são os focos dessa Ordem, no Brasil, Portugal, Comunidade Lusitana e no mundo.

 

  

 

Porquê ser Cavaleiro no século XXI ?

 

 

 

Aí está a principal questão. 


Podemos dividir a resposta dessa pergunta em 4 partes, sendo:

 

 

 

a) Porque ser um Cavaleiro, em sua denominação tradicional?

 

 

 

b) Porque Templário ?

 

 

 

c) Porque a Soberana Ordem Das VII Cruzes?

 

 

 

d) O que vai mudar na sua vida?

 

 

 

Resposta: O candidato ideal, é um ser humano que quer pelas suas atitudes, ações e caráter, dia após dia, transformar-se numa pessoa melhor, tanto para ele mesmo como para os outros.

 

 

 

Ele quer estar na senda da busca pelo espirito nobre e humilde do cavalheirismo, e cavalheirismo tradicional.

 

 

 

São esses valores que a primeira vista parecem antiquados, para não dizer esquecidos em nossa era, são na verdade, ainda mais uteis e adaptados para uma vivencia consciente em nossa sociedade moderna.

 

 

 

Vamos aqui, enumerar alguns valores, que são fundamentais e que irão fazer parte de você, na busca pelo ideal de perfeição dos costumes da cavalaria.

 

 

 

a) A CORAGEM: uma busca do ser, de viver na ação, de ir no sentido da justiça e do amor universal.

 

 

 

A coragem de saber reconhecer nossos erros, de pedir desculpas sem se envergonhar.

 

 

 

A coragem de ser você mesmo, sem medo e soberba.

 

 

 

b) A honestidade: de conhecer-se a si mesmo sem se mentir, e de se respeitar, a fim de respeitar os outros.

 

 

 

A honestidade de reconhecer nossos defeitos e as qualidades dos outros.

 

 

 

A honestidade de nunca mentir por interesse próprio, sob nenhum pretexto.

 

 

 

c) A TOLERÂCIA: nunca julgar sem saber.

 

 

 

Nunca criticar com maldade, mas sim, tentar ensinar se for o caso.

 

 

 

Nunca rejeitar a opinião alheia, sem as avaliar.

 

 

 

Nunca impor-se pela violência, que será o último recurso para preservar a integridade e a vida do próximo.

 

 

 

A tolerância não é concordar com tudo, é somente admitir que não somos todos iguais.

 

 

 

É nunca trocar a razão pela força.

 

 

 

d) A Justiça: como a busca de equilíbrio entre todos os seres humanos.

 

 

 

Como na geometria onde se deve apoiar-se em duas extremidades para traçar uma linha mediana, na vida existe o ódio e a paixão, bem ao centro existe o ponto mediano que se chama ¨Amor Fraternal¨.

 

 

 

A justiça é um sentimento universal, que não admite opiniões políticas, crenças religiosas mas que apela ao seu coração e que todos devem por ela lutar, à sua medida, dia após dia no dia a dia.

 

  

 

e) Obediência e Respeito: Devemos entender por essas palavras à obediência as leis da natureza divina, e o respeito da hierarquia, seja ela da sabedoria, do amor e da Divisa.

 

 

 

Quem está um posto acima de mim, sabe mais que eu, mas para obtermos o respeito devemos ser respeitáveis.

 

 

 

Não aos olhos do preconceito da sociedade, mas sim aos olhos do nosso coração, e da nossa irmandade, que nunca te julgará.

 

 

 

f) A Moderação: a medida certa em tudo; em palavras, gestos, comportamentos, hábitos e consumos.

 

 

 

Os excessos rompem com o seu equilíbrio e de sua vida.

 

 

 

A moderação provavelmente seja o valor mais difícil de praticar para a maioria dos pretendentes aos postos de Cavaleiros/Damas. 

 

 

 

g) Ser Perseverante: É indispensável, para ir do passado em direção ao futuro, é obrigatório para subir os degraus da aprendizagem.

 

 

 

Um Cavaleiro/Dama nunca esquece que sempre será um novato na aprendizagem da vida, ser perseverante na conquista dos graus, e valores que são a busca do verdadeiro Cavaleiro.

 

  

  

h) A humildade: Saberei ficar humilde e reconhecer o meu lugar, pois sei que nada sei, tampouco e acima de tudo não me autorizarei a julgar.

 

 

 

¨ O meu único orgulho será a minha humildade¨.

 

 

 

i) A Simplicidade: Viver de acordo comigo mesmo, estar de acordo ao meu próprio coração.

 

 

 

Deste modo qualquer complicação emocional ou problema de comunicação serão eliminados.

 

 

 

j) A confiança: Em primeiro lugar, confiança em nosso irmão e irmã, que jamais poderão te decepcionar.

 

 

 

Em segundo lugar a confiança em si mesmo, pois se você se esforçar todos os dias um pouquinho mais, com certeza se tornará uma pessoa melhor e logo, um oficial Cavaleiro/Dama.

 

 

 

k) A Compaixão: É a finalidade de nossos esforços.

 

 

 

É se posicionar, como ser humano, entre o céu e a terra.

 

 

 

É compadecer-se a sentir como o outro, porque somos da mesma matéria e irmandade.

 

 

 

l) A Paciência : É esquecer o tempo.

 

 

 

É avançar sem paixão, porque ela é destruidora, muito menos avançar com ódio, mas com amor fraternal.

 

 

 

É ouvir para aprender, e aprender mais e mais Esses são alguns dos valores listados pela nossa Ordem.

 

 

 

Ninguém sendo perfeito e ninguém sendo igual, os irmãos terão facilidades e sucessos diferentes em praticar esses valores no dia a dia, e, com certeza ninguém preencherá totalmente esses requisitos.

 

 

 

Mas a imobilidade espiritual, comportamental e de caráter, é com certeza, a pior carga da existência humana, é a sua sentença de morte antes da sua morte.

 

 

  

O passado de nossas vidas não depende mais de nós.

 

 

 

Ele já está gravado nas tabuas da nossa história.

 

 

 

Não somos o fomos, somos o que ainda seremos; o futuro nos pertence e queremos ser Armados e Adubados Cavaleiros para antes de tudo dar um sentido definido em nossa vida e existência, sermos uteis para nós mesmos, para a humanidade agora, e para o futuro.

 

 

 

2) Porque Templário?

 

 

 

Para defender e viver uma visão alargada da religião (religião do latim ¨religare¨, seja ligar, unir) sem extremismo e sem nenhuma exclusão.

 

 

 

Para perdurar uma tradição de dedicação sem busca de retorno financeiros e materiais, mas sim a elevação da alma pelo esforço quotidiano.

 

 

 

Para ser uma linha de defesa, pelas nossas atitudes, ações e nossos compromissos, entre o ódio e o amor, entre ignorância e sabedoria, entre as trevas e a luz.

 

 

 

Porque a maior cruzada da nossa vida é conquistar a própria alma.

 

 

 

3) Porque a Soberana Ordem De Cavalaria VII Cruzes?

 

 

 

Porque ela surge de uma necessidade social, para o resgate de valores a muito esquecidos, para dar um sentimento de pertencimento a uma missão de construção do Império espiritual, também à muito profetizado, para o resgate da ritualística e práticas litúrgica dos Cavaleiros Templários.

 

 

 

Porque é a vontade de viver uma irmandade simples, pura e verdadeira.

 

 

 

Querer aproveitar dos ensinamentos da luz, vindos do Oriente.

 

 

 

Para elaborar ações sociais de proximidades, ajudar o próximo e se realizar no seu cotidiano, construindo uma verdadeira Ordem Operativa, engajada na construção do Império do Divino Espirito Santo, objetivo Pátrio e Pétreo dos Povos de Língua Portuguesa.

 

 

 

4) Como funciona nossa Ordem?

 

 

 

- Se o confrade/confreira estiver interessado entrar nessa missão, entrara na Ordem como novato/aprendiz, para depois ser nomeado Escudeiro, para depois de seu primeiro ritual iniciático, ser Armado e Adubado Cavaleiro da Ordem.

 

  

 

- Além das reuniões de Capítulos que serão organizados para seguir os rituais de iniciação da Ordem das VII Cruzes, que definiremos ainda com que frequência, após sermos liberados novamente para ajuntamento coletivo, aulas serão realizadas uma vez por semana, inicialmente por rede social coletiva devido á recomendação de isolamento e risco por contaminação viral.

  

 

 

- Quando chegar á Cavaleiro, participará {03}vezes por ano aos Grandes Magistérios, onde escolhemos assuntos morais, políticos, filosóficos para serem estudados e debatidos, permitindo que todos nós aproveitemos da Sabedoria da Ordem e da cada um.

 

  

 

- Escolheremos juntos, as AÇÕES SOCIAIS, quer serão realizados e apresentadas o progresso em assembleia.

 

  

 

- Escolhemos, por trilhar os caminhos que os Cavaleiros históricos já percorreram, de fazer um trabalho pessoal em cima de nós mesmos; ao acordar a cada dia pela manhã, querendo ser Cavaleiro/Dama, se transformando a cada dia em uma pessoa melhor, cada um ao seu tempo e ao ritmo, com os valores da Cavalaria medieval.

 

 

 

Com esse resumo, esperamos ter esclarecidos em partes, as suas dúvidas sobre a nossa Ordem, porém obviamente, com o maior prazer e atenção, os oficiais da Ordem estarão à disposição para mais informações se necessário.

 

 

 

Um Grande e Fraternal Abraço.

 

CAVALEIRO

 

CONDE DE BERNARDO DE SOUZA





 


Comentários