DISCIPLINAS DO TRIVIUM
O que é o TRIVIUM foi um sistema de educação concebido por SANTO AGOSTINHO (354 – 430 d.C.) para enfrentar o problema de INÉPCIA intelectual das pessoas inclusive para ler com compreensão adequada os Livros Santos, o que conduzia, obviamente, a muitos problemas, inclusive fanatismo.
Compunha-se de 3 disciplinas – e daí TRIVIUM, de 3 “vias” – Gramática, Retórica e Lógica.
As disciplinas do TRIVIUM não têm absolutamente o mesmo sentido que corrente se lhes dá.
A GRAMÁTICA se ocupa não apenas da norma culta da língua, mas abarca a SENSIBILIDADE/PERCEPÇÃO e a IMAGINAÇÃO humanas.
A LÓGICA se ocupa não apenas da ciência dos RACIOCÍNIOS, mas também da própria captura e geração de VALORES.
A RETÓRICA, ao cabo, cabe debruçar-se para além das técnicas de persuasão e se ocupa também da compreensão do processo de VONTADE e DELIBERAÇÃO humanas.
O TRIVIUM se ocupa da formação da mente das pessoas, tonificando as potências da alma, conforme a divisão clássica desta, que data de PLATÃO (428 – 348 a.C.), em desiderativa (desejante), intelectual e volitiva. É a porta de entrada para que se convencionou chamar de ARTES LIBERAIS, a educação para a LIBERDADE DE SER em contraste com as artes utilitárias, normalmente objeto apenas de “instrução”, sem que exista, em efeito, ingresso transformador na alma das pessoas.
O TRIVIUM é muito intelectual, mas não incorre nos pecados do RACIONALISMO. Suas vistas são para uma vida integrada em sensibilidade, afeto, clareza na inteligência e ordenação da vontade.
A vida bem ordenada, nesse sentido amplo, se aproxima dos transcendentais da BELEZA, VERDADE e BONDADE, fim efetivo, próprio e único, aliás, do que seja EDUCAÇÃO propriamente dita.
O estudo do TRIVIUM tem destino para bem além do que meramente CONHECER as ARTES LIBERAIS. Ele se destina a quem que SE EDUCAR (no sentido reflexivo mesmo) para o SER.
O estudo tem abordagem intelectual, evidentemente, mas tem viés e vistas existenciais para prover a integração das faculdades da alma. É também uma excelente oportunidade para início ou revisão de uma orientação intelectual maior. Evidentemente, não se pode num estudo intensivo prover toda educação do sistema medieval que demandava anos. O propósito é elucidar os conceitos chaves, mostrar a inter-relação existência e realidade e dar os caminhos para que os alunos possam seguir adiante por si, espírito, aliás, que já era próprio do TRIVIUM.
Ainda que tenha o TRIVIUM sido concebido em ambiente Cristão, seus pressupostos são da razão natural e não há necessidade qualquer de ser cristão para fazer o curso e aproveitar do seu conteúdo.
O pensador que, inclusive, será mais referido ao longo do estudo será ARISTÓTELES.
Os pré-requisitos para participar do estudo são 2: VONTADE e GOSTO por estudar.
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